quinta-feira, 5 de março de 2009

A estilista PUNK!

Excêntrica, provocativa, irreverente e inusitada. Estamos falando nada mais, nada menos que Vivienne Westwood!

Consultordemodamente falando, ela arrasa. Vivi é uma estilista inglesa da melhor idade (1941), que desde seus 17 anos, quando mudou-se para Londres para dar aulas de inglês e casou-se com seu ex-marido Derek Westwood, sabia que tinha um tchã a mais para moda. Ela estudou moda por pouco tempo apenas na Faculdade de Arte Harrow. Como sempre adorou um bafinho, influenciada pela rebeldia da década de 60, divorciou-se e conheceu seu futuro sócio Malcolm McLaren.



Inspirados no rock dos anos 50, Vivienne e Malcolm abriram sua primeira loja, Let it Rock. A partir disso que ela começou a criar roupas para um público marginalizado das periferias londrinas. Como tudo que começa a bombar, os olhos das autoridades começaram a crescer e causar várias polêmicas, tendo assim que mudar o nome de sua loja por várias vezes. Mas Vivi ganhou o título de "estilista punk" mesmo, quando começou a vestir a banda que seu marido era produtor, a banda Sex Pistols, uma das primeiras grandes bandas punks.


Depois de conquistar tudo, a louca se muda pra Itálias e divorcia mais uma vez (já estava acostumando) e começa a dar aulas na Academia de Artes Aplicadas de Viena, e conhece seu, ENFIM ATUAL, marido Marc Andréas. Apaixonadíssima com sua nova vida, e maridinho novo, criou uma nova coleção totalmente romântica com um toque histórico, inspirado nos séculos XVII e XVIII. Tipo, oi? Estilista Punk?? Abafa.

Mas depois voltou a causar de novo, com um desfile escândalo que os bumbuns das modelos ficavam expostos. Mas o que mais gosto na Vivienne é o tom de ironia nas coleções. Como o estilo escocês que padronizou em muitos desfiles, mas de uma maneira sensual e coquete.


Também não é à toa que ela é o centro da moda inglesa há 34 anos. Influência, gostos e atitudes sempre tiveram sua identidade própria. Todo seu sucesso proporcionou uma exposição no Museu Victoria & Albertde Londres, com 150 peças e histórias de vida e carreira. E o livro Chic Savages, considerou-a como uma das seis melhores estilistas do mundo. E o título de Lady, aos 64 anos, da Rainha Elizabeth II.

Procura deixar bem claro sua opinião e seu gosto desde as primeiras criações. Seus ícones são espartilhos, saltos plataformas, cortes irreverentes, muito preto e vermelho, cores fortes, couros, correntes e rasgos.
Mas a inteligência de suas coleções são os motivos políticos e críticas sociais.

Nada mais sábio do que chamar atenção pro necessário.

Enfim, achei interessante mostrar um pouco do trabalho dela para quem não conhece, pois sempre a admirei e achei incrível esse apelo político e suas incríveis críticas sociais.

Vocês gostaram da doidinha??

2 comentários:

  1. O Punk não faz minha cabeça, nem na moda, nem na política, já que sou contra quem é contra tudo. Agora... que história, hein? Adorei!!!
    Da próxima vez quero ler sobre alguma estilista classiquéééérrima. DUVIDO! Te desafiay :*

    ResponderExcluir
  2. adorei o punk tanto no estilo quanto em sua ideologia é oq áh,e a vivienne foi muito ousada criando roupas para o povo "marginalisado" e julgado mal até hoje.

    ResponderExcluir