sexta-feira, 6 de março de 2009

Influência? Bobáágy!

Vocês não acham que a mídia inflói na moda, acham? Só pelo fato de que as pessoas esqueceram sua individualidade e a verdadeira natureza da beleza? Quem não queria ser magérrima e usar as roupas das novelas? Claro que nem precisamos assistir TV ou ler revistas para querer ser igual tal pessoa, usar tal roupa, ou adotar tal estilo.


Moda é uma coisa, persuasão outra. Assim como informação e entretenimento são uma coisa e lavagem cerebral outra! Gente, a mídia só quebra a censura, cria uma falsa identidade, opera no desejo e no inconsciente!


Sinceramente? Em um país em que o acesso a cultura é restrito a determinadas elites, a cultura de massa acaba por influenciar a maior parte da população. A mídia de massa geralmente impõe padrões de beleza e cria estilos às pessoas. Agora, você não acha que se existe liberdade de escolha, da onde a manipulação? Óbvio, da maravilhosa inteligência das pessoas que sabem distinguir que o que estão vendo é fictício e não real!

E qual a maior "cultura" de massa? Rede Globo de Televisão! E o que está em alta? (Uau, você assiste também!) Índia. Mal a novela iniciou, apenas com a propaganda, fábricas e marcas já começaram uma produção voltada totalmente a isso. Não estou falando que as pessoas que trabalham com moda não tenham criatividade ou são influenciadas. Mas pra gente que trabalha com isso, fica realmente difícil fugir do que a mídia de massa impõe, muitas vezes precisamos ser mais comerciais e menos conceituais (se conseguir unir os dois, maravilha!). E ao invés de renovarmos esse conceito, sempre citando o capitalismo, as vendas falam mais alto. Não é uma questão de renovarmos também, não é assim simples. Uma hora que a mídia manipula milhões, qual a força de renovação e manipulação que nós, a minoria, temos? Tudo bem que estamos atrás apenas da construção civil em questão de movimentação de dinheiro no Brasil, cerca de US$34 bilhões por ano. Agora me diz, vale ser conceitual? O povo quer conceito? Enfim, embalagem é importante sim, mas a promessa está na qualidade do produto.


Só sei que a única 'indiana' que me influenciou até hoje foi Indiana Jones. Já que na Índia quem dita moda é a vaca. Beijos





I'm lying?

3 comentários:

  1. Pedrooo adorei esse post! :D
    Meu e pensar que nem é só na area da moda que a gente pode se referir, tem ainda a parte da musica, comida e tudo mais, que a midia sempre consegue colocar no nosso dia-a-dia!
    Gostei desse post! mas ainda ta faltando sobre a moda masculina que eu ainda quer ver
    hahah :)
    Keep writing Peter! :D
    hahaha
    :p

    ResponderExcluir
  2. amore, exatamente isso, lembra da novela da Byonda? (com a mariana ximens), todo mundo usava os acessorios 'byonda". e assim eles passam muitas mensagens e criam assuntos polemicos. babe amei o post.

    um beijo meu amor! Juli

    ResponderExcluir